data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Pela primeira vez desde que começou a receber pessoas com Covid-19, em maio de 2020, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está sem nenhum paciente hospitalizado com a confirmação da doença. A última pessoa internada com coronavírus teve alta nesta terça-feira, dia 16. Há um mês o Husm também não registra nenhum óbito de paciente com Covid-19 - o último registro foi em 18 de outubro. O hospital é referência no atendimento público de saúde para 42 municípios da Região Central e, além do Hospital Regional, é o único que dispõe de UTI pelo SUS na cidade.
Quase 15% da população adulta de Santa Maria ainda não tomou nenhuma dose contra a Covid-19
No Husm, há um total de 36 leitos de UTI, sendo 20 para pacientes com Covid-19, seis para atendimento cardiológico e outros 10 para atendimento geral. Antes da pandemia, o total de leitos de UTI era 15. A instituição mais do que dobrou os seus leitos e, ainda assim, permaneceu com ocupação total por vários períodos entre setembro do ano passado, quando houve crescimento de casos da doença na cidade, até junho deste ano, quando os indicadores começaram a baixar.
- Isso é reflexo da vacinação. Conforme a imunização foi avançando, fomos percebendo essa diminuição das internações. E também uma mudança no perfil de quem é hospitalizado. Diminuíram os casos graves. As pessoas que internam têm sintomas mais leves. Muitas vezes precisam ir para UTI só para tratar dificuldades respiratórias e ficar isoladas dos demais pacientes - explica a chefe do setor de UTI do Husm, Janice Soares.
Além da UTI, o Husm tem, ainda, 15 leitos clínicos para pacientes com Covid - todos também estão vazios nesta sexta-feira. Ainda de acordo com a chefe da UTI, apesar da diminuição da demanda, ainda não há previsão de fechamento de leitos Covid ou transformação desses leitos em unidades para atendimento geral.
- Essa análise deve ser feita pelo Estado. E ainda existe a possibilidade de surgimento de novas variantes, de aumento de casos novamente, enquanto nem todos estiverem com a imunização completa. Essa questão de fechamento de leitos é tratada com muito cautela. Mas, por outro lado, embora o atendimento Covid tenha diminuído, o nosso Pronto-Socorro está sempre lotado e a UTI geral também - destaca Janice.
OUTROS HOSPITAIS
No Hospital Regional, que também atende pelo SUS, 5 das 30 UTIs disponíveis estão em uso, sendo três pacientes com Covid e outros dois com suspeita. Já nos leitos clínicos para Covid, há duas das 40 vagas ocupadas. Já o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, referência no atendimento por planos de saúde, há apenas um paciente com coronavírus internado nesta sexta-feira. Das nove vagas clínicas, duas estão em uso.
OCUPAÇÃO LEITOS
Hospital Regional
- UTI - 5 ocupados de 30 disponíveis (16%)
- Apenas 3 pacientes com Covid em UTI
- Leitos clínicos (Covid) - 2 ocupados de 40 disponíveis (5%)
Husm
- UTI - 16 ocupados de 34 disponíveis (47%)
- Nenhum paciente com Covid em UTI
- Leitos clínicos (Covid) - 0 ocupados de 15 disponíveis
Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo
- UTI - 30 ocupados de 55 disponíveis (54%)
- Apenas 1 paciente com Covid em UTI
- Leitos clínicos (Covid) - 2 ocupados de 9 disponíveis (22%)